Sou sócio
Carlos Eduardo Maduro de Campos
Estado ou Província: sc, Brasil
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Curriculum Lattes: Curriculum Lattes
Informações para contato:
Carlos Eduardo Maduro de Campos
Tel.: (48) 3721-2868
[email protected]
Formação acadêmica
possui Bacharelado (1999) e mestrado em Física (2001) pela Universidade Federal de São Carlos. É doutor em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), tendo realizado parte do período de doutoramento na Université Pierre et Marie Curie - Paris VI, na França (2003-2004). Atualmente é Professor Associado II no Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina, usuário do Laboratório Nacional Luz Síncrotron (LNLS) desde 2002 e juiz para mais de 17 revistas científicas de diversas áreas
Professor/Pesquisador do Departamento de Física UFSC
Visite o do Prof. Dr. Carlos Eduardo Maduro de Campos
Visite o do Prof. Dr. Carlos Eduardo Maduro de CamposResponsável pelo Laboratório de Síntese e Caracterização de nanoMateriais (LSCnM) localizado na sala FSC003 do Bloco G1 do Departamento de Física da UFSC em Florianópolis/SC.

Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, com ênfase em Estrutura, Propriedades Vibracionais, Térmicas e Ópticas de Sólidos Nanocristalinos, atuando principalmente nos seguintes temas: mecano-síntese (MA, do termo em inglês mechanical alloying), difração de raios X de pó (XRPD), calorimetria (DSC), absorção de raios X (XAS: XANES e EXAFS), espalhamento Raman, semicondutores (III-V, III-VI e II-VI) e ligas intermetálicas calcogênicas (usando elementos do grupo VI da tabela periódica). Nos últimos 16 anos, vem desenvolvendo estudos sobre as variações das propriedades físicas e transições de fase de ligas semicondutoras, supercondutoras e intermetálicas produzidas por MA em função da pressão usando celas de bigornas de diamante (DAC) através das técnicas de absorção de raios X (XAS), espectroscopia Raman e por Difração de Raios X (XRPD) na linha de luz XDS do LNLS. Tem aplicado conhecimentos sobre XRPD e o Método de Rietveld pra determinar fração de fases, distribuição de tamanho de cristalitos (de formatos variados) e microdeformação em materiais inorgânicos sintetizados por MA, rotas químicas e convencionais de metalurgia. Nos últimos 7 anos, dedicou boa parte de suas atividades de pesquisa na identificação, quantificação e transições de fases de materiais orgânicos (fármacos e cristais líquidos) usando XRPD, DSC e Raman, contando com sistema capaz de realizar experimentos DSC-Raman simultâneos. A mais importante inovação dos projetos desenvolvidos em colaboração com pesquisadoras(es) do Departamento de Farmácia da UFSC é o uso da mecano-síntese para produzir dispersões sólidas que apresentam melhorias de até 318% na solubilidade e de até 4 vezes na taxa de dissolução dos fármacos estudados. Entre os mais recentes interesses científicos destacam-se: i) a determinação de estruturas de cristais moleculares (com aplicações biológicas e tecnológicas) à partir de dados de XRPD obtidos usando fontes convencionais e de luz síncrotron, ii) Obtenção dos espectros vibracionais (Raman e Infravermelho) teóricos através de cálculos de estrutura eletrônica usando métodos computacionais de primeiros princípios da mecânica quântica, e iii) Caracterização microestrutural de nanomateriais usando Espalhamento Total e Análises da função de Debye. Essas linhas de pesquisa se complementam, permitindo uma caracterização refinada dos materiais estudados e amplia enormemente o horizonte de parcerias multidisciplinares.

Consultoria em Marketing Digital